APRESENTAÇÃO

Por volta de 1945 começaram a chegar os primeiros moradores, procedentes do Rio Grande do Sul. Na sua maioria de origem italiana; outros poloneses e alemães. Encontraram uma concentração de banhados, povoados de marrecas, surgindo à primeira denominação da caducidade. Há duas versões sobre a atual denominação: uma se refere à variação do uso e pronúncia do nome acabou se transformando em Marema e a outra, é a mais provável que havia confusão, especialmente na correspondência postal, com o primeiro nome de outro município, hoje Francisco Beltrão que era Marrecas.
Os primeiros moradores do núcleo habitado foram José Reck, Alfredo Mayer, André Lunardi e Marcelino Lunardi que se dedicavam á agricultura e pecuária, de modo especial à suinocultura.
Em 1988 foi criado o município de Marema – SC, pela Lei nº 1.112 de 11 de junho de 1988 desmembrado de Xaxim. Sua instalação deu-se em 01 de junho de 1989. Marema faz parte da Comarca de Xaxim – SC.
“O município de Marema situa-se na latitude Sul de 26º 48’ 08’ e na longitude oeste 52º 37’31”. Está localizado no estado de Santa Catarina, na região sul do Brasil.
A população do município é de 2.184 habitantes. Desse total 64,31% estão localizados na área rural 35,68% concentrados na área urbana. Sendo 51,20% de homens e 48,80% de mulheres. A origem da população é de descendentes italianos.
O município localiza-se a 417 metros acima do nível do mar. Sua distância rodoviária em relação a capital do estado, Florianópolis é de 617 km e de Xanxerê sede AMAI 34 km. Com uma área de 104 km2 .
O município de Marema limita-se:
Ao norte: Quilombo e Entre Rios
Ao Sul: Xaxim e Lajeado Grande
Ao leste: Entre Rios e Lajeado Grande
Ao oeste: Quilombo e Coronel Freitas
A bacia hidrográfica do município é formada pelo rio denominado Chapecó, tendo como afluentes os rios: Chapecózinho, Golfo e Saudades.
O clima do município é mesotérmico com verões quentes e invernos frios, sendo a sua temperatura média anual de 17,2º C.
Marema concentra 80% de sua economia na produção de suínos, frangos, gado de leite, cultivo de arroz, feijão, milho, soja, trigo e fumo.
A vegetação do município de Marema está constituída por culturas cíclicas. O reflorestamento ocupa cerca de 25% das áreas desmatadas sendo 90% a cultura de eucalipto, sendo que a vegetação nativa ocupa hoje cerca de 3,5% do território do município.